
Quantas vezes você já não ouviu dizer: "Eles foram feitos um para o outro"? Isso dá a entender que alguns casamentos destinam-se a ser bons, e outros, não. É uma maneira de pensar que atribui ao casamento uma vida própria, e a única forma que você tem de descubrir se seu casamento há de ser "bom" ou "mau" é "atirar no escuro". O que muita gente não entende é que o casamento é como se fosse um espelho. Reflete o que estiver diante dele. Será um casamento sólido se o marido e a esposa se dedicarem firmemente a alcançar esse objetivo. Será frágil se o casal não lhe der a menor importância.
Jamais foi desejo de Deus que qualquer casamento viesse a ser um fracasso. O plano de Deus para o matrimonio é uma união conjugal satisfatória e por toda a vida. Para que o casamento possa prosperar de acordo com o plano divino, o casal deve obedecer a Deus e a sua palavra, afastando-se do conceito mundano, distorcido e pervertido a respeito do casamento. A Bíblia contém verdades que não somente ajudam a manter o casal unido, como também a fortalecer seus laços conjugais. De fato, as lições que a Bíblia nos oferece sobre o matrimonio deveriam servir de fundamento de todo relacionamento de um casal cristão. Seja você casado ou não, os versículos citados que se seguem poderão lhe proporcionar uma perpesctiva bíblica do relacionamento conjugal.
1. Deus criou o casamento. Podemos aprender mais sobre o casamento ideal para Deus com o primeiro casal humano no mundo (veja Gênesis 2.15-25).
2. Marido e esposa desempenham diferentes papeis no casamento. Quando um casal obedece aos planos específicos de Deus para marido e esposa, o casamento dá certo (veja Efésios5.21-33)
3. Honre e desfrute dos limites conjugais. A intimidade sexual é para ser desfrutada exclusivamente dentro do relacionamento matrimonial (veja Provérbios 5.15-21)
4. Mantenha sólido o seu casamento. Deus prevê punição para os que cometem adultério ou levam uma vida imoral (veja Hebreus 13.4)
5. O divórcio não faz parte do plano de Deus. Jesus ensina que o casamento constitui um compromisso para toda a vida (veja Marcos 10.2-12)
6. Uma pessoa crente não pode se separar de seu cônjuge não crente. O marido ou a esposa descrente não deverá ser abandonado, mas sim amado. (veja 1 Corintíos 7.12-16)
7. O casamento não é para todos. Embora Deus abençoe o casamento, e de muitos, há alguns que são chamados ou a quem cabe manter-se solteiros (1 Corítntios 7.1-40)
8. Casamento é companheirismo. Embora Deus tenha concedido a alguns a condição de permanecer solteiros, felizes, deu a outras pessoas um parceiro para toda vida (veja Provérbios 18.22)
9. Há uma intimidade no casamento impossível de ser encontrada além dele. É da vontade de Deus uma vida uma vida sexual agradável e satisfatória dentro dos parâmetros do casamento (veja Cantares de Salomão 4.1- 5.1)
10. Um casamento sólido, é o ambiente ideal para a criação de filhos tementes a Deus. Os filhos que convivem com com pais unidos pelo amor a Deus e de um pelo outro levam uma grande vantagem na vida sobre os que não tenham pais assim (veja Malaquias 2.15)